segunda-feira, 2 de junho de 2008

A produção textual no 1º ano

A produção textual exige da criança a capacidade de seleccionar e organizar as suas expressões linguísticas. Para tal, é crucial a automatização destas competências desde cedo, para que o aluno dedique a sua capacidade de processamento de informação à representação do seu conhecimento, uma vez que na competência compositiva, cada texto é um desafio para a criança, nunca se escreve igual...



ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO ESCRITO


No seguimento da aula de Estudo do Meio, onde estudámos os animais selvagens e domésticos, vamos agora apresentar as estratégias utilizadas na produção do texto sobre um animal que observámos com frequência - "A vaca".


  • Levantamento de conhecimentos sobre o tópico em estudo

Escrita no quadro e caderno e respectiva correcção da chuva de ideias registadas



  • Organização da chuva de ideias numa grelha estruturada em categorias de resposta
Organização da chuva de ideias no quadro




Registo individual no caderno
  • Produção textual colectiva

Em grande grupo, escrevemos várias frases sobre a vaca, mas com a ajuda da combinação das palavras que estavam organizadas na grelha anterior. Assim, de uma forma diversificada e criativa, construímos um texto muito interessante sobre este animal doméstico que tanto gostamos, por ser muito útil a todos nós...


Escrita colectiva do texto no quadro e caderno
Aqui fica a continuação do nosso texto....
Oa alunos do 1º ano

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à professora Conceição e aos seus alunos! Bom trabalho!